A Numismática no Brasil

14 de Agosto de 2019

O personagem mais importante, ainda hoje considerado o verdadeiro criador da nossa numismática, é Julius Meili. Sua obra estaria, inicialmente, dividida em quatro tomos, sendo o último dedicado às medalhas brasileiras. Dos três volumes concluídos, o primeiro, As Moedas do Brasil Colônia (Die Munzen der Colonie Brasilien), foi publicado em 1897. Alguns anos mais tarde surge o catálogo Souza Lobo, engrandecendo a ainda escassa fonte de consulta a respeito da nossa história numária. A contribuição ímpar do autor forneceu excelentes subsídios aos colecionadores da época.

Terra Brasiliae

14 de Agosto de 2019

Quando o Brasil foi descoberto, era rei de Portugal D. Manuel I. Aclamado em 27 de Outubro de 1495, demonstrou aptidão para governar, apoiando os descobrimentos portugueses e o desenvolvimento dos monopólios comerciais.

Durante seu reinado, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as Índias (1498), Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil (1500), D. Francisco de Almeida tornou-se o primeiro vice-rei da Índia (1505) e o almirante D. Afonso de Albuquerque assegurou o controle das rotas comerciais do Oceano Índico e do Golfo Pérsico, além de conquistar para Portugal lugares importantes como Málaca, Goa e Ormuz.

As Moedas dos Primeiros Brasileiros

14 de Agosto de 2019

A história monetária do Brasil tem início com os primeiros colonizadores que traziam seu dinheiro para as terras recém-descobertas.

O Brasil, durante o intervalo que vai do descobrimento ao início da colonização propriamente dita, experimentou uma época de pleno naturalismo. Depois da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo), o pouco ouro descoberto ainda não circulava. Seus possuidores entesouravam o metal, ocultando-o em esconderijos do qual não saía senão para pagar os tributos exigidos pelos piratas que infestavam a costa, ou por ocasião de inventários, quando se realizavam legados ou partilhas. 

A Provisão de 3 de Março de 1568

14 de Agosto de 2019

Na segunda metade do século XVI, ainda nos primeiros anos de colonização da terra recém-descoberta, fez-se urgente a adoção de medidas eficazes a fim de proteger os territórios conquistados. Com a criação do sistema de Capitanias Hereditárias, aventureiros, fazendeiros, trabalhadores, mercadores, degredados e exilados passaram a chegar com maior frequência à Colônia...

A Peça da Coroação

14 de Agosto de 2019

Para comemorar a ascensão de D. Pedro ao trono imperial, cunhou-se a moeda de ouro de 6.400 réis, conhecida como Peça da Coroação, primeira moeda do Brasil independente, hoje considerada uma das mais raras e valiosas da numismática brasileira. Existem algumas teorias (não comprovadas) a respeito dessa cunhagem: A primeira diz ter sido confeccionada de última hora, para servir de oferenda à igreja na missa realizada na ocasião da sagração e coroação do nosso primeiro imperador.

A Quantidade de Moedas do Real

14 de Agosto de 2019

Existe uma diferença entre cunhagem autorizada e efetiva cunhagem de moedas.

Exemplo: A cunhagem autorizada para as moedas de 1 Real das Olimpíadas foi de 20 milhões de exemplares. Isso não significa que sejam cunhadas 20 milhões de moedas de imediato. Essa cunhagem é realizada em etapas, aos poucos...não são todas cunhadas no mesmo instante.

Please reload