Leiloada rara Medalha Papal com erro de legenda

Objeto de muita especulação, inclusive a de que o Vaticano teria conseguido resgatar todos os exemplares com erro, em Junho deste ano foi a leilão na Itália o primeiro dos únicos presumíveis 4 exemplares que escaparam ao controle do Vaticano.

 

Em comemoração ao primeiro ano do pontificado de Papa Francesco, a Casa da Moeda italiana (Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato) cunhou, no outono europeu de 2013, medalhas em ouro, prata e bronze, num total de 6.000 peças, com diâmetro de 44mm, obra realizada pela artista Mariangela Crisciotti. Todavia, devido a um erro na legenda de reverso, o Vaticano mandou retirá-las do comércio logo após a emissão. Segundo o divulgado através de comunicado oficial da imprensa vaticana, apenas 4 (quatro) exemplares foram vendidos, o que acabou fazendo dessa medalha uma raridade entre os colecionadores.

No anverso foi inciso o vulto frontal do pontífice bendizendo, com solidéu e estola. No rebordo a legenda “FRANCISCUS PONT. MAX. AN. I”. À direita, a inicial do nome e o sobrenome da artista. No bordo, a inscrição “E CIVITATE VATICANA” e o número da medalha.

 

No reverso, o erro na legenda: A cena representa a “vocação de São Mateus”, no momento em que é chamado por Jesus a cumprir sua missão na Terra. A legenda no rebordo é uma frase retirada da Homilia de São Beda o Venerável:  “VIDIT ERGO JESUS PUBLICANUM ET QUIA MISERANDO ATQUE ELIGENDO VIDIT, AIT ILLI SEQUERE ME”. Todavia, um erro na transcrição da frase, criou um erro na legenda onde, no lugar da letra “J” de Jesus, foi incisa uma letra L, como se pode observar no detalhe ampliado. A frase foi escolhida pela importância que teve na vida espiritual do atual pontífice, haja vista a impressão que causou no jovem orge Mario Bergoglio, quando em 1953, aos dezessete anos, no dia da festa de São Mateus, após um ritual de confissão, acolheu o chamado divino à vida espiritual e religiosa.

 

O exemplar que foi a leilão, teve preço inicial fixado em € 3.000, sendo vendida por € 5.300.