CRUZEIRO  1ª e 2ª  FAMÍLIAS DO REAL  QUANTIDADES DE MOEDAS CUNHADAS

Existe uma diferença entre cunhagem autorizada e efetiva cunhagem de moedas.

Exemplo: A cunhagem autorizada para as moedas de 1 Real das Olimpíadas foi de 20 milhões de exemplares. Isso não significa que sejam cunhadas 20 milhões de moedas de imediato. Essa cunhagem é realizada em etapas, aos poucos...não são todas cunhadas no mesmo instante.
Essa norma foi estabelecida no comunicado do BC, de número 29.117, de 18 de Fevereiro de 2016. Quando publicamos a quinta edição do nosso Livro das Moedas do Brasil, dos 20 milhões autorizados somente as quantidades que constam do nosso catálogo de quinta edição, haviam sido efetivamente postas em circulação.
Existe uma interpretação equivocada entre algusn colecionadores, do que sejam “quantidade autorizada” e “quantidade posta em circulação”. Deve-se prestar atenção a este fato porque, no passado, tivemos muitas moedas cuja quantidade cunhada ficou bem abaixo do que foi autorizado. Como o total de moedas cunhadas influencia diretamente no preço dos exemplares de coleção, devemos nos ater à quantidade que foi realmente posta em circulação e não àquela prevista como sendo o número máximo autorizado. Por isso mantemos estreito contato com o Banco Central do Brasil, para saber quanto, da quantidade autorizada, foi efetivamente posta em circulação.
Quando fechamos a quinta edição, sabíamos que a quantidade autorizada para todas as moedas das Olímpiadas (as comemorativas de circulação comum) era de 20 milhões para cada tipo. Todavia, quando editamos o catálogo, estas eram as quantidades (as que constam do catálogo) que estavam circulando naquele momento.
Convém recordar que um catálogo é um periódico, um informativo do que acontece num determinado período. Desta forma, na próxima edição, teremos que alterar as quantidades de moedas circuladas do Real, porque uma quantidade maior foi posta em circulação,

Nos links a seguir, o numismata pode encontrar as quantidades (já devidamente alteradas e em dia), das moedas do REAL.